Blog de Luís Fontinha. Nasceu em Luanda a 23/01/1966 e reside em Alijó - Portugal desde Setembro de 1971. Desenhador de construção civil, estudou Eng. Mecânica na ESTiG. Escreve, pinta, apaixonado por livros e cachimbos...

31
Ago 11

Quis o destino que em setembro de 2009 recebesse, anonimamente através do correio, documentos referentes à Câmara Municipal de Alijó onde alguém denunciava diversas práticas de corrupção na Autarquia (que só não os publico aqui porque não sei se existe investigação ou se estão em segredo de Justiça), e quis a Direção Regional de Vila Real do PCP (porque era militante do PCP) que eu os entregasse na Polícia Judiciária de Vila Real, e estupidamente fui entregá-los na companhia de um elemento pertencente ao Comité Central na altura (Sr. Mário Costa), estupidamente porque se fosse hoje, hoje não os entregava, hoje simplesmente destruía-os. Não acredito em coincidências, mas que as há, há.

 

E desde então, desde então muitas coincidências têm acontecido. Para uns, qualquer semelhança com a realidade é pura ficção, para outros, que são coisas da vida e da roda que não se cansa de girar, para mim, para mim são apenas coincidências.

 

Não acredito em coincidências, mas que as há, há.

 

E razão tinha o meu vizinho em Luanda; “Quem nesta casa entrar tem que ver, ouvir e calar”, frase inscrita num azulejo e que guardava religiosamente na parede da sala no Bairro Madame Berman, em Luanda, Angola.

 

Coincidências? Não acredito, mas que as há, há…

 

Primeira coincidência:

 

Inscrevi-me no Centro de Emprego de Vila Real, uns dias antes tinha entregado o meu currículo no escritório dos responsáveis pela construção da barragem Foz-Tua, na ficha de inscrição onde perguntavam a que cargo me candidatava respondi A TUDO, e coincidência estão a entrar pessoas com menos habilitações das que eu possuo. Coincidências?, Não, eu é que sou maluco.

 

Dados Pessoais:

- Estado Civil: Solteiro;

- Nacionalidade: Portuguesa;

- Idade: 45 anos;

- Naturalidade: Luanda/Angola;

- Carta de Condução;

Formação:

1989/1990 – Técnico de Desenho de Construção Civil; CICOPN

Curso de Formação Profissional

Habilitações Literárias:

- 12º Ano de Escolaridade, 1º curso via de ensino;

- Frequência Universitária (matriculado no 2º ano e inscrito a 90% das disciplinas do 3º ano de Engenharia Mecânica);

- Acção de Formação Teórico-Prático ao Método dos Elementos Finitos;

- Curso de Iniciação ao Matlab;

Experiência Profissional:

- 1990- 2000 – Desenhador de Construção Civil (AutoCad):

- 2001-2004 – Empregado de Escritório (António Luís Magalhães & Sobrinhos, LDA);

- 2004-2010 – Desenhador de Construção Civil;

Experiência Profissional Adicional:

- Conhecimentos de Cálculo de Estruturas (Programa Cype);

- Conhecimentos do Programa de Elementos Finitos (Ansys);

- Conhecimentos de Fortran;

- Experiência em hardware;

 

Segunda coincidência:

 

Desesperadamente e humilhantemente recorri ao Rendimento Social de Inserção, e senhores, nunca vi os serviços da Segurança Social de Vila Real serem tão rápidos, entreguei o pedido dia 23 de Agosto de 2011 em Alijó, e o ofício do indeferimento é datado de 26 de Agosto de 2011, e com o carimbo de saída dos serviços de 29 de Agosto de 2011 (06882211-08-29),

 

Motivo do indeferimento?

 

Simples: porque vivo de favor em casa dos meus pais, reformados, porque se não fossem eles vivia na rua, e o meu pai tem a reforma doirada de 379,04 €, e a minha mãe tem a reforma doirada de 279,79 €. E eu não recebo subsídio de desmprego.

 

Coincidências? Não, eu é que sou maluco.

 

E claro que tudo isto é o preço que estou a pagar por ter entregado os malditos documentos na Policia Judiciária de Vila Real.

Sei que nesta terra, sei que neste país, não adianta reclamar nem denunciar, e também sei que nunca mais vou conseguir nada em Alijó, principalmente a nível de trabalho, mas de uma coisa podem ter a certeza, estúpido e burro, não sou.

 

E prefiro ser fuzilado que me rebaixar a vossa excelência sua majestade…

publicado por Francisco Luís Fontinha às 21:13

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO